WhatsApp Image 2021-04-23 at 16.41.26 (3

Foto: Visitfoods

Foto: Visitfoods

Line separator

O QUE É
O PROJETO TEJO?

É um projeto de fins múltiplos que pretende tornar o Tejo navegável desde Vila Franca de Xira até Abrantes, para desenvolver o turismo, a piscicultura, manter e expandir a área regada atual no Ribatejo, Oeste e Setúbal. Irá custar 4,5 mil milhões de euros quando concluído, dentro de 30 a 40 anos, embora com 100 milhões de euros seja possível começar a obra no espaço de 4 ou 5 anos.

MISSÃO & HISTÓRIA.

O Projeto Tejo pretende constituir-se como um aproveitamento hidráulico de fins múltiplos, permitindo a rega do Vale do Tejo, Oeste e Setúbal com águas superficiais, com abandono das águas subterrâneas, o controlo da intrusão salina que sobe Tejo acima nos períodos mais secos, a drenagem e a redução dos danos das cheias, contribuindo ainda para a minimização dos impactes de eventuais acidentes de poluição hídrica.

 

O Projeto prevê, também, a navegabilidade do rio, potenciando o transporte fluvial e o turismo & lazer, a reposição de condições para o desenvolvimento das espécies piscícolas tradicionais, potenciando a pesca e aquacultura, a produção de eletricidade verde nos Açudes e Barragens a construir, podendo constituir-se como infraestrutura primária de adução de água para o abastecimento urbano e industrial, em parceria com as respetivas Entidades responsáveis.

 

Finalmente, o Projeto pretende ser uma referência a nível ambiental pois, além de levar ao abandono progressivo das águas subterrâneas, permitirá a recuperação de Linhas de Água e de Zonas Ambientais sensíveis, nomeadamente Pauis e Salinas. 

Screenshot at Nov 15 16-05-49.png

19/10/2021

Com a intervenção de José Miguel Júdice

Screenshot at Apr 29 21-54-35.png

23/11/2019

Projeto Tejo no programa 
Faça Chuva Faça Sol da RTP

Reportagem sobre o Projeto Tejo aos 5m 37s

mw-720.jpeg

13/11/2019

Projeto Tejo na SIC Notícias

+TEJO

QUEM SOMOS.

+ Tejo – Associação para a Promoção do Desenvolvimento Sustentável do Tejo é o nome da associação que vai levar por diante o Projeto Tejo, integrando pessoas, empresas e outras organizações públicas e privadas que queiram participar na divulgação do Projeto e financiar estudos.